terça-feira, 11 de outubro de 2016

Trilha Sonora!

Olá pessoal, aqui é o Matheus respawnando no Balaio de Noob ao som de Aquatic Ambience e One Winged Angel! Hoje vamos conversar um pouco sobre trilha sonora nos games e tentar entender como ela é essencial para ambientar os cenários e criar a atmosfera em um jogo!

Trilha Sonora



Atualmente os jogos possuem gráficos lindos e maravilhosos, com jogabilidades diferenciadas e cenários que tiram o fôlego de quem joga e se imagina lá dentro, vivendo aquela história. O que torna toda essa experiência mais peculiar e imersiva é a trilha sonora, os efeitos e composições sonoras que ambientam todo o cenário, todo o gráfico, toda a jogabilidade e também todo o universo do jogo. A imersão que a trilha sonora cria, nos faz entrar no clima do jogo e quando bem feita e bem colocada ela se repercute por anos e nunca será esquecida.

Acredito que todos nós temos alguma música que nunca esquecemos, pode ser de jogo, de um filme, de um anime ou de alguma banda favorita. E se a sua resposta for sim, entenda que esse é o poder que a música tem de nos cativar e tocar bem fundo nos nossos sentimentos, pois qualquer experiência relacionada a algum sentimento não será facilmente esquecida! Essas músicas que nos acompanham em nossos momentos, criam para nós uma lembrança eterna que os anos não irão  apagar! Um jogo de infância que pode há muito tempo ter deixado de ser jogado, continuará existindo se a música tiver sido bem trabalhada e feita para conquistar o jogador.


Nos jogos, a música te traz os sentimentos do personagem ou da cena que está ocorrendo. Isso cria uma ligação entre você e o personagem, uma ligação única para cada jogador. Um exemplo são as partes onde a batalha está prestes a começar e a música muda e você pensa: "Tem inimigo por perto". Nesse momento o coração acelera, o corpo já se prepara para a batalha e esperamos atentos o inimigo surgir na tela. A música te entrega a adrenalina necessária para você se sentir lá dentro do jogo, como se você fosse o personagem.

A trilha sonora em uma simplificação pode ser definida como a "instrumentalização da música e das sonoridades como fatores fundamentais na criação de uma história, seja qual for o veículo que irá transmiti-la" (Info Escola, 2016). Em outras palavras, ela ajudará a contar a história e o sentimento que a cena está querendo transmitir. Então repare nas trilhas sonoras e efeitos e comece a perceber o quão fundamental ela é para um jogo.



Jogos como Super Mario, Donkey Kong, The Legend of Zelda são alguns exemplos dos jogos mais antigos que possuem trilhas sonoras marcantes e fortes que deixaram boas memórias para quem jogou! Atualmente temos trilhas sonoras excelentes em Red Dead Redemption, Castlevania Lord of Shadows 2, The Last of Us, Heavy Metal Machines entre outros.

A trilha sonora antes era apenas um enfeite para o jogo, não tinha uma função tão fundamental como atualmente. Então, se repararmos em alguns jogos atualmente iremos perceber que são grandes produções onde a música se torna parte do ambiente, criando o clima adequado para o sentimento certo. Podendo compor cada pedacinho do jogo ou não, a música deixou de ser um enfeite para agregar qualidade aos jogo de uma forma totalmente nova e além do que esperamos quando jogamos.

Há estudos que comprovam que ouvir algumas músicas de jogos podem nos ajudar a estudar, pois incentivam a persistência e a superação. Isso nos faz perceber o quão essencial é a música para situações determinadas, digo isso não só me baseando nas músicas de jogos, mas em todas as músicas que agregam algum valor para nós.

Para terminar essa postagem, deixo como sugestão uma matéria do site Game Vicio que fez uma lista das 20 melhores músicas de jogos, vale a pena ir lá e conferir a lista e quem sabe até se sentir nostálgico ouvindo algumas delas ou até mesmo conhecendo o jogo pela sua trilha sonora! Para acessar a matéria basta clicar AQUI.

Quer saber o que a música pode fazer com a gente? Sugiro essa matéria AQUI do TecMundo. Por enquanto é só pessoal, fiquem bem e até o nosso próximo respawn!

Você tem alguma música que marcou a sua infância ou sua vida? Deixe um comentário aqui na postagem falando qual é!

Fontes:
InfoEscola:

Game Vicio:

TecMundo:

Gênios.com

Fonte da imagem:
PixaBay:

Fonte dos vídeos:
Smooth McGroove (Youtube):

Nenhum comentário:

Postar um comentário