terça-feira, 13 de setembro de 2016

Gameterapia!

Olá pessoal, aqui é o Matheus respawnando no Balaio de Noob acreditando que os videogames podem mudar ainda mais a nossa vida para melhor! Hoje eu irei falar um pouco sobre a Gameterapia e algumas utilizações dela para a melhoria de vida de algumas pessoas!

Gameterapia




Já pensou em associar jogos com diversos tipos de terapia? Se sim, você não está sozinho! Diversos hospitais já aderiram a essa ideia e auxiliam pacientes durante o processo de tratamento de certas doenças! Dependendo do lugar onde o método foi adotado, pacientes que precisam fazer tratamentos quimioterápicos possuem a opção de jogar durante o tratamento, aliviando a pressão e o estresse que o tratamento pode vir a causar! Tratamentos assim tem um impacto psicológico muito grande nos pacientes e como os jogos são feitos para divertir, o ato de jogar e se divertir faz com que a pessoa não fique tão focada na doença.

A Gameterapia não se limita apenas aos pacientes de oncologia, ela se estende aos pacientes de diversos tipos, principalmente os de fisioterapia! Com opções como o Nintendo Wii, Xbox (com o Kinect) os pacientes podem de forma mais descontraída fazer as sessões de fisioterapia. Os jogos não substituem o trabalho do fisioterapeuta (e jamais devemos pensar em algo desse tipo), o que o jogo faz é auxiliar o trabalho do profissional. Sabemos que dependendo do uso dos jogos é possível melhorar certas aspectos como o tempo de resposta, a noção espacial, a velocidade de tomada de decisão, etc. Dessa forma é possível personalizar atividades de acordo com cada caso.

Existem casos onde a Gameterapia é utilizada em pacientes com mal de Parkinson. Os músculos vão ficando enrijecidos por causa da doença e os movimentos se tornam mais limitados e dificultosos, sendo assim, jogos que utilizam movimentos auxiliam com esses problemas e devido a movimentação para executar as ações durante o jogo é possível obter melhoras nos movimentos. Claro que todo o procedimento tem que ser acompanhado por um profissional que irá mensurar a quantidade de exercícios e o esforço que devem ser feitos pelos pacientes! Como toda indicação de exercícios é sempre bom lembrar que não devemos sair fazendo exercícios freneticamente e em exagero, pois teremos efeitos contrários ao esperado.

A APAE Passos (Em Minas Gerais) utiliza a Gameterapia como uma atividade para incentivar as atividades cerebrais. É uma iniciativa interessante que visa melhorar as capacidades dos alunos e ainda promover a socialização deles!
"A Gameterapia serve para incentivar a atividade cerebral
do paciente e até recuperar movimentos." (APAE de Passos)
Eu me questiono até onde é possível utilizar a Gameterapia para ajudar as pessoas. Será que é possível utilizar a Gameterapia para tratar pessoas viciadas em drogas? Será que a utilização de jogos é possível amenizar ou tratar algum distúrbio psicológico como a Esquizofrenia, Depressão pós-parto ou Estresse pós-traumático? Estamos em um ponto onde a mudança tecnológica está acelerada e a cada dia surgem diversas soluções para diversos problemas, então eu espero que com a realidade virtual batendo a nossa porta e falando "Olá Mundo", possamos ver soluções adaptadas para essas situações que até então não estão sendo focadas. 

O que vocês acham da Gameterapia? Deixem um comentário falando o que acham da Gameterapia! Por enquanto é só, fiquem bem e até o nosso próximo Respawn!

Fontes:


Créditos da Imagem:
"http://www.freepik.es/fotos-vectores-gratis/fondo">Fondo de fotografía diseñado por Onlyyouqj - Freepik.com

Um comentário:

  1. Olá Amigo! li o artigo que fala do seu ponto de vista sobre a gameterapia e acredito que é um divisor de águas pois ela mescla o prazer e a diversão do video game como a possibilidade de reabilitação, Eu estou pesquisando sobre o assunto pois será o tema de um seminário que estou desenvolvendo, comecei o curso de fisioterapia e já estou encantado com a gigantesca possibilidade que esta a minha frente.
    bem, parabens pelo artigo.

    ResponderExcluir