terça-feira, 20 de setembro de 2016

Dublagem em jogos

Olá pessoal, aqui é o Matheus respawnando no Balaio de Noob sem closed captions e legendas porque a postagem é nativamente no idioma Português do Brasil! Há poucos dias atrás eu fiz uma postagem indicando o jogo Orcs Must Die (Se não viu, clique aqui e confira) e comentei que ele é Dublado no nosso idioma! Isso me fez pensar em fazer uma postagem falando um pouco sobre as dublagens em jogos para o nosso idioma! Então vamos lá!

Dublagem



O processo de dublagem começou por volta de 1925 e desde então vem ganhando destaque em diversas áreas como cinema, novelas, documentários, reality shows, etc. Porém, com o mercado de jogos crescendo de forma absurda e conquistando inúmeros novos adeptos todos os dias, tal processo de mudança nas falas dos personagens vem expandindo o seu foco para os jogos eletrônicos também! Pelo que tenho percebido é uma tendência que têm conseguido ganhar espaço e ser bem aceito pela comunidade gamer, digo isso devido ao fato de estar vendo cada vez mais jogos com opções de dublagem para o Português do Brasil.

Quase cem anos depois do surgimento da dublagem (Ignorem o fato de faltar quase dez anos para completar os cem anos), vemos um mercado onde a dublagem é mais do que apenas um conforto para nós, é um mercado que emprega pessoas e demonstra o domínio delas com a voz, nos encantando diversas vezes com as suas perfomances. Apesar de já termos passado por experiências ruins de dublagem com as novelas mexicanas e diversos seriados e desenhos, estamos em um ponto onde a dublagem está dando um passo a mais nessa sua pequena caminhada no tempo!

A dublagem é uma arte que divide os fãs de séries, filmes e até os fãs de jogos atualmente. Ela é um elemento importante para o entendimento de toda a trama da história, já que faz a pessoa ter uma imersão melhor no entretenimento. Uma frase que define bem o que eu quero dizer é:
"...a dublagem ainda é um pouco controversa entre o público, mas muitos não sabem o quanto ela é importante para o verdadeiro entendimento de uma história ou de uma narrativa. Ela prende o espectador em um filme, ou a pessoa que está jogando um vídeo game muito mais do que simplesmente ler uma legenda." - (Maximal Studio)

Dublagem em jogos


Os jogos ganharam seu espaço, conquistaram os seus fãs e mostraram que estão aqui para se manter firme como uma forma de entretenimento para todas as idades. Sendo assim, a dublagem para esse tipo de entretenimento precisa ser de qualidade e manter-se fiel ao enredo da história! Existem dublagens excelentes, na minha opinião uma delas é a do jogo Diablo 3 da Blizzard. Confira o vídeo de abertura dublado:


A tarefa de dublar um jogo não é fácil, as vezes demora-se semanas para conseguir adaptar e fazer uma versão das falas do jogo. Para fazer a dublagem de um jogo, a empresa precisa fechar contrato com a desenvolvedora, adaptar falas, procurar dubladores que tenham certas características que condizem com o personagem que será dublado. Esse processo ao meu ver requer tempo, paciência e visões macros e micros de todo o cenário que será trabalhado. Após completar todas essas falar entra em cena a tarefa dos dubladores contratados!

Em muitos casos os dubladores precisam imitar as ações que o personagem executa no jogo para conseguir deixar a fala bem fiel à ação, o que é um esforço bem recompensado quando o produto final é lançado! Porém, as vezes os dubladores são insultados pelas dublagens que fazem. O que falta entender é que eles nem sempre tem culpa, existem muitas restrições nessa parte de dublagem e isso pode afetar diretamente o trabalho deles. Além das restrições, as adaptações para o nosso idioma precisam condizer com as palavras que utilizamos com maior frequência e que façam sentido ao contexto, pois, existem gírias, termos e expressões que são específicos de cada região.

Ao todo eu estou gostando muito dos resultados das dublagens nos jogos, elas me animam a ver a cutscene completa e a querer entender bem a história, além disso é muito mais divertido e prazeroso jogar e ouvir o personagem falando o mesmo idioma que você. Para finalizar a postagem vou deixar um vídeo que listou seis jogos com dublagens boas.


Espero que tenham gostado da postagem! Compartilhe essa postagem com os amigos que gostam de jogos dublados e também com os amigos que não gostam! Não esqueçam de deixar um comentário falando a sua opinião sobre a dublagem nos jogos! Fiquem bem e até o nosso próximo respawn!


Referências:



Fonte dos vídeos:
(Youtube) WorldGameTrailers: https://www.youtube.com/watch?v=v1kxu00qG5A

Fonte da imagem:

3 comentários: