sexta-feira, 10 de junho de 2016

Hack e MOD - São a mesma coisa?

Olá pessoal, aqui é o Matheus respawnando no Balaio de Noob para falar um pouco sobre dois termos que já são bastante normais e popularizados por assim dizer e que mesmo assim podem gerar uma certa confusão quando paramos para pensar um pouco sobre eles. HACK e MOD. Para o pessoal gamer esses termos são bastante normais e simples, mas para o pessoal iniciante no mundo dos games, ambos podem até parecer a mesma coisa ou algo parecido, mas será que são a mesma coisa? Continue lendo e vamos ver a que conclusão podemos chegar!

HACK

Dentro do contexto de nossa postagem a terminologia HACK se refere ao ato de reprogramar ou reconfigurar um software, ou mais especificamente um jogo para gerar vantagens que não haveriam de forma legal. Mas não necessariamente reprogramar um jogo, pode ser a criação de um programa ou script que vá alterar de forma não autorizada o mesmo ou alguma outra coisa. Ou seja, o ato de hackear altera a estrutura normal de um jogo para gerar de forma injusta vantagens específicas ou ganhar acesso à recursos específicos que antes não haveriam ou não estariam disponibilizados.

O uso de HACK em jogos tem sido o motivo de dor de cabeça de muitos jogadores e empresas ao longo
dos anos, já que atrapalham absurdamente toda a diversão, interação e experiência de quem tenta de forma normal se desenvolver no jogo. Em alguns casos chegam ao ponto de acabar com um jogo, forçando a empresa a encerrar os servidores ou mesmo a finalizá-lo, encerrando tudo relacionado ao mesmo.

A utilização de hack impacta diretamente na habilidade do jogador, onde na maioria das vezes faz com que o mesmo se torne um gamer preguiçoso e em alguns casos faz com que a vontade de melhorar seja quase que completamente extinta. Claro que a utilização de hack na maioria das vezes é "justificada" por algum motivo, como o P2W (Pay to win) onde quem tem dinheiro fica forte. Porém, de forma alguma devemos sucumbir ou nos esconder atrás de desculpas pré definidas e atrapalhar a diversão dos outros. Essa questão de competitividade é uma faca de dois gumes.

MOD

De forma similar ao HACK, temos os MODS que são modificações feitas em jogos com o intuito de adicionar ou modificar elementos dentro de um jogo para acrescentar ou mudar a experiência de jogo de quem está jogando. Essas modificações podem ser apoiadas por terceiros ou por quem criou o jogo, e
contrariamente ao HACK, os MODS alteram a experiência de todos que estão jogando. Pelo menos até hoje eu sempre observei que para jogar uma modificação de jogo, todos os jogadores precisam ter instalado aquela modificação em específico. 

A modificação pode alterar parcialmente ou completamente um jogo. Quando parcialmente, geralmente são conteúdos adicionais que a comunidade gostaria que tivesse no jogo base, e assim, criam e divulgam gratuitamente a modificação. Quando completamente, pode até virar um jogo completamente novo, como é o caso dos famosos CS e DOTA.

A utilização de MOD muitas vezes impacta na jogabilidade, porém, de uma forma positiva e mais honesta, pois não cria vantagem apenas para uma pessoa em específico ou prejudica a experiência de poucas pessoas (Se prejudicar, será para todos).

HACK e MOD - Devemos ou não usar?

Se devemos ou não utilizar HACK, isso vai da consciência de cada um, certo? Mas por exemplo, eu gosto de um jogo em específico e me divirto jogando o mesmo, dessa forma eu não vou usar HACK e acabar com a diversão que ele me proporciona. Devemos conservar o que gostamos, pelo menos é uma ideia que estou procurando levar não só na vida gamer, mas para todos os aspectos dentro e fora dos jogos. Já houve uma época na minha vida que eu usava "hack" (Saudades GAMESHARK), pois achava que aquilo era legal e também porque eu pensava que sabia jogar. Hoje em dia vejo que não aproveitei tanto quanto eu podia e deveria dos jogos que eu usei as trapaças, mesmo que os hacks usados tivessem sido para o PS1.

Source: Códigos de Games


Por mais tentador que seja, a utilização de hack tem um impacto negativo tanto em nós quanto nas pessoas que estão jogando com a gente. Hoje, sendo um gamer mais consciente, me frustro quando estou em um jogo e aparece um personagem desequipado, sem nível (imortal, voando, e na velocidade do flash) e mata meu personagem ou mesmo quando vejo pessoas reclamando de hacks em jogos de FPS.

Em relação aos MODS, eu acho que vai depender muito do MOD em questão, do jogo e tudo mais. Jogos como Minecraft por exemplo, se tornam bem diferentes e muitas vezes te fazem ter experiências completamente diferentes do jogo base. Isso ajuda a levantar o jogo, já que em algum momento podemos enjoar ou ficar saturados da mesma coisa o tempo todo, isso faz com que o jogo reviva e você consiga continuar aproveitando, afinal, quando falamos de jogos originais devemos aproveitar ao máximo (ainda mais com essa crise que está no país).

Espero que eu tenha conseguido passar um pouco da ideia que tenho do que é HACK e MOD e apesar de serem coisas diferentes, muitas vezes podem ser confundidas em seus significados. Por enquanto é só, fiquem bem e até o nosso próximo respawn!

Nenhum comentário:

Postar um comentário