sexta-feira, 18 de março de 2016

Streaming e aluguel de jogos?

Olá pessoal, aqui é o Matheus respawnando no Balaio de Noob lamentando por não sentir mais a sensação que é ir alugar um jogo fisicamente em uma locadora de jogos (Saudades tempo que meu irmão me levava até a locadora para alugar algum cartucho de Super Nintendo). Hoje a postagem será sobre o aluguel virtual de jogos ou como dizem, streaming de jogos.

Alugando jogos

Há muito tempo as pessoas deixaram de ir na locadora para fazer locação de um jogo e aproveitá-lo freneticamente durante o final de semana inteiro, já que era o mais viável de se fazer. Fora quando você ia com aquele medo de que alguém tivesse alugado o jogo que você queria e você ficaria sem ele ou teria que alugar outro. Com a tecnologia mudando e avançando, já não precisamos mais ir até a locadora alugar, não é mesmo? Com tantas facilidades, podemos facilmente comprar uma versão digital ou física e tirar muito mais proveito do que simplesmente alugar ele (apesar de que o aluguel atualmente está absurdamente caro) ou então fazer uma assinatura para utilizar uma lista de jogos que estão à disposição via streaming quando queremos, como é o caso da TV da Samsung ou mesmo como a EA access atualmente. Fazendo uma
pequena observação aqui, a EA access utiliza um sistema diferente do sistema de Streaming da Samsung e será o que iremos falar um pouco.

TV Samsung e o sistema de Streaming

Como dito a Samsung possui um sistema de assinatura que permite o assinante fazer Streaming de jogos utilizando a internet para transmitir jogos direto para a televisão, precisando apenas de um joystick conectado pra começar a jogar. Foi dado o nome de GameFly a esse serviço e possui até um site (Se quiser dar uma olhada nele, basta clicar aqui). A conexão com a internet precisa ser muito boa para conseguir fazer a streaming, senão de nada adiantará fazer a assinatura.

Fonte da imagem: Twitter GameFly
De acordo com o site da GameFly a velocidade mínima precisa ser de 5Mbps e para qualidades HD é preciso no mínimo 8.5Mbps e claro que um bom roteador ajuda bastante. Vale ressaltar que eles possuem servidores aqui no Brasil, o que ajuda bastante com a latência. Já a lista de jogos disponíveis ultrapassa 30 jogos, e acredito que novos jogos podem ser adicionados futuramente. Caso esteja curioso, vou citar alguns títulos que você encontrará nessa lista, são eles: Batman Arkham Origins, Darksiders 2, Hitman, Sleeping Dogs, entre outros.

O serviço seria como uma Netflix basicamente, onde você escolhe o que quer e abre. Logicamente não é tão simples como um filme, já que quando falamos de jogos existem diversos fatores para ser levado em conta, além da qualidade da imagem e som. Alguns podem até considerar como um possível substituto para os consoles, mas não creio que isso acontecerá. Ter um console dedicado e conectado a televisão ainda é mais adequado para jogos, já que com isso é possível jogar em FullHD, ao contrário do sistema de streaming que por enquanto chega apenas a HD.

Como eu já mencionei nessa postagem, a GameFly é diferente da EA Access, já que com uma você faz a streaming do jogo sem precisar baixar nada e não precisa de um console para funcionar e a outra age como um gerenciador de jogos onde você faz a assinatura e ganha o direito de baixar o jogo e utilizá-lo enquanto durar a assinatura. São duas coisas parecidas, mas ao mesmo tempo diferentes uma da outra.

Como eu não tive a oportunidade de fazer o teste com esse sistema de Streaming, vou deixar aqui um vídeo da Adrenaline onde foi feito um review e demonstração do GameFly da Samsung.

Fonte do vídeo: Canal Adrenaline

Com o desenvolvimento de tantas coisas novas atualmente, fica difícil saber como esse serviço responderá as novidades, será que esse sistema de streaming daria suporte aos jogos em realidade virtual? Será que seria possível conectar um óculos de realidade virtual e jogar normalmente? O que podemos fazer é esperar acontecer para ver como será o desenvolvimento disso tudo. Bem, por enquanto é só, fiquem bem e até o nosso próximo respawn.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário