sábado, 20 de fevereiro de 2016

Como os jogos nos ajudam a manter o foco?

Olá pessoal, aqui é o Matheus respawnando no Balaio de Noob focando em focar nessa postagem para não procurar besteiras na internet! Essa postagem será mas reflexiva do que as outras, pois vou levantar ideias que eu tive sobre como os jogos nos ensinam a focar no objetivo.

Iniciando o assunto

Basicamente é bem simples, para ganhar alguma coisa faça isso. Simples não? Estamos tão acostumados a apenas ver e fazer os objetivos dentro do jogo que não refletimos que isso pode ser aplicado fora dele para poder alcançar um objetivo por mais simples que seja. Muitas pessoas colocam um objetivo para cumprir ou uma lista gigantesca de coisas a se fazer, mas será que essas duas opções estão corretas? Talvez sim, talvez não, o que eu quero demonstrar é que os jogos de MMORPG por exemplo impedem que você pegue muitas quests (missões) ao mesmo tempo (é limitado ao seu level), para que você não perca o foco ou fique desesperado sem saber o que fazer e se desmotive, para fazer com que a subida de nível seja gradual.


Pensando nisso, seria o certo ter em média de 3 ~ 4 objetivos possíveis ao mesmo tempo, pois imagine só se você tem apenas 1 objetivo e o mesmo não dá certo, como fica a situação? Sem rumo, no mínimo.
Então, o que podemos tirar de um jogo ao estilo MMORPG é que você pode ter múltiplos objetivos, mas não pode atropelar o seu level, em outras palavras, seria algo do tipo "alcance os objetivos que você já tem" (Ai você sobe um nível) e comece outros objetivos, pois não ter objetivo é um tanto ruim para nós (E gera aquela crise existencial).

Por mais simples que sejam os jogos, podemos aprender alguma coisa (podem existir algumas exceções), como o jogo Civilization que incentiva você a pensar na parte de economia, estratégia, tomada de decisões e ainda demonstra o quanto um conflito pode gerar prejuízo em sua cidade. O que precisamos ver é o que o jogo pode nos oferecer além da diversão, para termos um crescimento online e offline. 

A noção de estratégia, tempo, espaço são o que mais acabam se desenvolvimento durante as jogatinas, ainda mais com o hype de jogos ao estilo MOBA e tiro. Não iremos nos tornar especialistas nessas habilidades (ou qualidades, não sei ao certo haha), mas que nos ajuda a ter uma boa base, isso não podemos negar.

Manter o foco

Um jogo ao estilo MOBA como o League of Legends, pode nos ensinar um pouco sobre como manter o foco (e que o trabalho em equipe é essencial), já que se você não manter um objetivo em mente a sua partida estará fadada a derrota! Se você colocar alguns objetivos dentro da partida você estará um passo a mais da vitória. Vamos usar de exemplo uma partida convencional, onde você precisa destruir o Nexus do oponente, esse é o objetivo principal. Os secundários estão visíveis? (Para muitos jogadores, infelizmente não). Os secundários seriam, impedir que o inimigo destrua a sua torre, reforçar o ponto mais fraco, impedir mobilidade inimiga, manter visibilidade de jogo, etc.

Foco no Balaio!

Precisamos sempre manter o foco nos objetivos, mas em especial nos que estão ao alcance a curto prazo, se fosse no exemplo acima o primeiro seria impedir que destrua a sua torre, o segundo seria impedir mobilidade inimiga e assim por diante, pois você conseguirá alcançar o objetivo principal se seguir mantendo o foco nos objetivos mais tangíveis.

Outra coisa que me vem a mente é sobre ficar forte em um jogo. Apesar de ser bastante relativo isso, na maioria das vezes é bem arroz com feijão, por exemplo, itens melhores que aumentam os atributos do personagem deixando-o mais forte. Para conseguir esses itens você precisa manter o foco em matar os monstros ou o monstro específico que dropa o item. Se você não manter esse foco, logo você desiste de pegar o item e vai fazer outra coisa, lembre-se dos objetivos!

Levando o exemplo acima para a nossa realidade, imagine você quer um emprego e não sabe como conseguir ele, o exemplo pode ser aplicado aqui. Para conseguir um emprego você precisa de determinadas qualidades e atributos, o que fará você obter esses atributos e qualidades? Foque nisso e vá até conseguir o objetivo, que no caso seria o emprego!

Imagine que assim como eu, você não saiba desenhar muito bem. Como faz para conseguir desenhar bem? Foco, treino e repetição. Foque no objetivo, treine para melhorar e repita o processo! Isso serve para muita coisa na vida, tanto dentro dos jogos quanto fora deles e caso esteja difícil, crie objetivos secundários mais simples, como aprender a desenhar um olho, mão, pé e por ai vai.

Concluindo

Os jogos nos ensinam isso há muito tempo, só que não prestamos atenção e não levamos para o cotidiano o que eles nos ensinam, apesar de que manter o foco pode ser muito complicado hoje em dia com tanta informação vindo até nós em meios diferentes, em formas diferentes, mas é essencial mantê-lo no que é importante para nós. Precisamos aprender um pouco mais com os jogos, não só com o que é bem visível nele, mas também também com as qualidades e habilidades que eles nos incentivam a desenvolver de forma secundária. Aprender a ver as qualidades que alguns jogos nos oferecem aumenta o desenvolvimento da mesma, pelo menos isso é a minha opinião sobre o assunto.

Por enquanto é só, fiquem bem e até o nosso próximo respawn!




Nenhum comentário:

Postar um comentário