terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Ainda existem preconceitos contra mulheres nos jogos?

Fala ai galerinha aqui é o Dampiro e eu não Stalkeio mulheres em jogos xD, a postagem de hoje será sobre uma realidade no mundo virtual dos jogos que infelizmente eu presencio quando estou jogando e que muitas das vezes acontecem fora do mundo virtual também, tais como assuntos indevidos, Stalkers, preconceito e desvalorização feminina. Embora hoje em dias as coisas estejam totalmente diferentes do passado e a mulher tenha um espaço maior e de igualdade com os homens, algumas coisas ainda persistem em continuar acontecendo e por causa dessas atitudes ruins, muitas meninas e mulheres param de jogar e acabam perdendo o seu lazer e se estressam com algo que não deveria acontecer.

Stalkers

De acordo com o site Significados "Stalker é uma palavra inglesa que significa "perseguidor". É aplicada a alguém que importuna de forma insistente e obsessiva uma outra pessoa que, em muitos casos, é uma celebridade. A perseguição persistente pode levar a ataques e agressões."

Isto dentro de jogos online é categorizado como cyberstalking que é a mesma coisa que o stalker, só que utilizando os meios digitais e tecnológicos para perseguir. Enfim, já presenciei e vi como estes stalkers tratam os seus "alvos" utilizando muitas vezes palavras indevidas, zoação, desvalorização, degradando a imagem e moral desta pessoa, etc. Estes abusos e agressões verbais (raramente físicos, por serem através da internet) causam um impacto tão grande na vida da pessoa que a mesma acaba entrando em depressão e até mesmo
em casos extremos tentando o suicídio.




Houve um caso em um jogo que eu jogava há muito tempo, onde presenciei em um grupo de conversa por áudio o Stalker falando sobre uma moça que ele tinha Stalkeado até conseguir o que ele queria. O objetivo dele era ter um relacionamento com ela no jogo para ganhar sua confiança e conseguir fotos íntimas dela. Após conseguir o que ele queria depois de muito tentar, começou a denegrir a imagem da moça e levantar calúnias sobre ela, aparentemente sem motivo algum. Apenas porque ele já conseguiu o que ele queria. Seria como pegar uma garrafa de água e tomar tudo, depois descartá-la como um lixo. Uma atitude um tanto infantil e desprezível da parte dele.

Preconceito e Desvalorização Feminina

Tinha que ser mulher, vá para cozinha, isso não é jogo para menina, você já leu alguma vez isso em algum jogo? Eu já. É difícil acreditar que, estas abordagens negativas ainda são de certa forma comum no meio dos ambientes online. Outros exemplos de frases que são bem comuns são: "Quita logo que você é um peso aqui", "Desinstala esse jogo que você joga muito ruim", "é mulher, é café com leite".

Esses são apenas alguns exemplos de coisas que eu já vi o pessoal falando para uma menina. Como um jogador, eu não acho isto bacana pois a jogabilidade e experiência de jogo são coisas que vêm de pouco em pouco pelo seu tempo de jogo, quanto mais você jogar, mais você saberá daquele tipo de assunto ou jogo, não é algo exclusivo de uma pessoa só, seja ela homem ou mulher, a mesma capacidade que tenho de aprender, a outra pessoa também tem, independente do sexo dela.



Assuntos indevidos

Assuntos indevidos é quando alguém descobre que aquele player é uma menina jogando, e acaba ficando fissurado pela pessoa e começa a tratar com... "Carinho" e achando que por ser uma menina que joga vídeogame ou jogos online, ela tem a obrigação de ouvir e de ler assuntos indevidos que estão totalmente fora do contexto do jogo, como por exemplo: "O que você está usando?", "Você está sozinha no seu quarto?", "Você tem Skype? Whatsapp? Viber? Insta, FACE! ETC, MEU DEUSS! você é linda!" isto realmente é CHATO porque você percebe que a pessoa não quer apenas a amizade. As intenções acabam sendo distorcidas e deixando o ambiente desagradável.

Pessoas que puxam conversa para falar sobre partes íntimas ou até mesmo sobre coisas pessoais de outra pessoa, deixam constrangidos todos os envolvidos e com isso algumas pessoas até param de acessar o jogo e ainda podem ter algum tipo de "Trauma online", seria algo como ter repugnância, nojo, etc. Isso devido as ações de uma pessoa que não sabe se comportar em um ambiente online.

Aqui no Balaio de Noob nós já falamos sobre comportamento online, caso não tenha lido e tenha interesse, basta clica AQUI para conferir.

Fico por aqui até o próxima postagem! fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário