sexta-feira, 6 de novembro de 2015

É culpa do LAG! Ou quase isso...

   Olá pessoal, aqui é o Matheus respawnando no Balaio de Noob! Essa postagem é sobre o LAG, o grande vilão que assola a vida de jogadores ao redor do mundo, mais precisamente aqui no Brasil. Afinal, quando vamos jogar estamos quase sempre em desvantagem em relação aos outros jogadores ao redor do mundo, já que na maioria das vezes devemos lidar com o LAG além de ter que lidar com o PVP.

Afinal, o que é o LAG?

   LAG é uma palavra que significa atraso, retardamento. É o atraso que acontece entre a máquina que você está usando e o servidor em que você está conectado, podendo ser LAG de conexão e também podendo ser LAG de vídeo como as pessoas costumam falar. Embora sejam formas diferentes de atraso, elas prejudicam drasticamente a experiência de jogo quando ocorrem (Os jogadores de League of Legends que o digam rs). Além de atrapalhar de forma absurda o jogo, o bendito LAG é um catalisador natural de brigas e discussões, pois se for frequente é quase garantido que a sua partida online esteja condenada a derrota.

img source: Fail Wars
LAG de conexão

   O primeiro tipo de LAG citado é o de conexão, que consiste basicamente em um atraso para receber a resposta do servidor, em alguns casos quando o servidor não está estável a resposta demora mais a chegar. Podemos identificar facilmente esse tipo de LAG, já que dependendo do jogo você consegue movimentar o seu personagem, porém, os recursos que você está utilizando não são mais carregados (e em alguns casos quando o LAG passa o seu personagem está desfalecido com um monte de npcs pisoteando ele haha) e tudo é carregado (ou renderizado) de uma vez na tela. As vezes esse tipo de atraso pode ser causado por recursos que utilizam a banda da internet, como por exemplo um download ou páginas da internet abertas em segundo plano ou até mesmo atualizações de sistema ou programas de terceiros, nesses casos podemos simplesmente fechar os programas ou pausar os downloads ativos, mas quando nenhuma dessas opções está consumindo a sua conexão com a internet é hora de ligar no provedor e tentar resolver de alguma forma.

LAG de vídeo (Meu QPS está caindo...)

   O segundo tipo de LAG citado é o de vídeo, que é quando o seu jogo está travando e impedindo que você consiga utilizá-lo de forma jogável. O LAG de vídeo é relacionado ao QPS (Quadros por segundo) que no mercado de jogos é um ponto importantíssimo, já que se o jogo não atingir uma quantidade específica de QPS ficará com a impressão de que está travando e isso é muito ruim para a reputação do mesmo. Com esse tipo de LAG podemos dar um jeitinho sem precisar comprar equipamentos novos, como por exemplo mudar a resolução de tela ou modificar a qualidade gráfica do jogo para ganhar maior desempenho aumentando o QPS. Nos deparamos com esse LAG em jogos que exigem muito desempenho do processador e da placa de vídeo e caso ambos não consigam dar conta de manter uma média de no mínimo 30 QPS sentiremos um efeito de travamento no jogo (Logicamente que isso vai depender do jogo, pois tem jogos que não percebemos o LAG).

O impacto disso tudo...

   Todos que já conviveram com LAG compreendem o quanto é difícil aproveitar qualquer jogo quando o mesmo não responde em tempo real aos comandos, aquele tempo perdido por causa de atraso que foi decisivo entre a vitória e a derrota, entre ganhar um campeonato online de algum jogo ou mesmo de conseguir aquele ponto para o time. Em alguns casos isso se torna um problemão sério quando pessoas começam a perder dinheiro devido ao LAG, aliás, tudo no mundo é assim não é mesmo? rs. Agora imagine se tivéssemos LAG na vida real... Imaginou? O vídeo abaixo mostra como seria o LAG na vida real e é sem dúvida uma experiência bastante diferente e interessante.

vídeo sourceumeaenergi
E no fim...

   O LAG realmente é prejudicial na nossa vida online e ainda bem que o nosso processador (vulgo cérebro) consegue dar conta de processar toda a informação em tempo real evitando que a gente sofra igual o pessoal do vídeo. Apesar do Brasil ter provedores de internet que nos oferecem um produto de baixa qualidade, conseguimos aproveitar na medida do possível os jogos onlines, mesmo que sofrendo um pouco de vez em sempre quando com a conexão instável. Por enquanto é só pessoal, fiquem bem e até o próximo Respawn se o LAG não nos impedir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário