sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Mídia Física e Digital - Overview

   Olá pessoal, eu sou Matheus e esse é o Balaio de Noob! Essa postagem é uma visão minha sobre as mídias físicas e digitais  e especulações sobre o que pode ser melhor ou pior, claro que não chegaremos a um consenso em relação de qual é melhor, já que existem vantagens e desvantagens e a escolha varia de pessoa para pessoa.

   A situação atual do país nos faz encarar a subida de preço de praticamente tudo (não sei se houve alguma coisa que NÃO tenha aumentado o preço) e isso está engessando o mundo gamer, o que acaba incentivando métodos alternativos de aquisição de jogos. Sendo assim, podemos seguir atualmente dois caminhos, adquirir um jogo comprando a sua mídia física ou comprando a sua versão digital. Tendo isso em mente, podemos especular sobre o que pode ser mais viável de acordo com algumas situações.

img source: Critical Hits

   Se pensarmos pelo lado financeiro, atualmente a versão digital dos jogos estão sendo muito mais viáveis em relação a versão física (Podendo haver algumas exceções). Os jogos em versão física sofrem um aumento absurdo nos preços devido aos diversos impostos que são postos em cima do seu valor, fazendo com que as empresas que revendem esses jogos não consigam melhorar o preço de venda. Uma empresa convencional que tem uma loja física precisa pagar os funcionários e todas as outras despesas de comércio que elas possuam, já uma empresa situada em um ambiente online consegue oferecer descontos, já que certos custos e despesas que uma empresa normal teria, ela não têm.

   Sabendo disso, nos deparamos com o Steam que é uma das empresas que oferecem a venda de jogos totalmente digitais que chegam a valores baixíssimos devido aos descontos que variam de 10% até 90% do valor. Para quem não possui um poder aquisitivo alto (Ou seja, grana $$$$) se vê em uma terra encantada onde ele consegue comprar o tão esperado jogo por um preço mais acessível. Mas não é apenas o Steam que se ambientou nessa área, outras empresas como a Nuuvem oferecem diversos títulos à preços mais acessíveis. Obviamente a versão digital não vem com as regalias que na maioria das vezes vêm com a versão física.

   Ter um jogo em um "case" junto à um box de colecionador com acessórios exclusivos é bonito, não vou negar, mas o preço que pagamos para ter isso é muito alto, variando entre centenas de reais. Isso pode causar um certo desconforto quando não temos a possibilidade de comprar a mídia física. Logo abaixo está uma tabela de prós e contras que eu montei sobre as mídias físicas e digitais de acordo com a minha opinião sobre o assunto.


*Ter o prazer de ter exibido a caixa do jogo, o sentimento de colecionar, etc.
**Dependendo das condições o desgaste da mídia pode ser muito mais rápida.

   Após ler sobre o assunto e criar a postagem eu cheguei a conclusão nós não compramos um jogo digital, mas sim o acesso a ele. O jogo seria tratado como um serviço, já que se a empresa falir/fechar as portas todos aqueles jogos que você tem à disposição na biblioteca virtual vão embora com ela e que as mídias físicas sofrem muito com os impostos obrigando quem gosta de jogos a desembolsar muito mais para conseguir se divertir e ter a sensação que ter o jogo físico em mãos trás. No fim o que importa mesmo é aproveitar e se divertir com o jogo, seja ele em mídia física ou digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário