sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Achievement Hunter - Supere-se!

   Olá pessoal, aqui é o Matheus respawnando no Balaio de Noob! Essa postagem é uma visão que eu tenho sobre ser um Achievement Hunter e qual a minha opinião sobre o assunto. Embora eu não seja um achievement hunter fiel ao nome, eu procuro completar na medida do possível tudo o que o jogo propõe, porém, as vezes isso se torna uma dor de cabeça e me faz desistir de completar 100% das conquistas do jogo.

   O que seria um Achievement Hunter você me pergunta e na minha opinião é: Uma pessoa que se propõe a desafiar-se além do que o jogo propõe, concluindo desafios (Achievements) que terceiros sugerem afim de ganhar "medalhas" ou "insígnias" para provar que de fato foi concluído o desafio e ter a sensação de satisfação por completar tudo que o jogo propõe (e se vangloriar delas em alguns casos). Vemos isso em diversos lugares, como no Steam e em consoles como o Xbox e claro que existem diversos outros lugares que dispõe de um sistema de recompensa por desafio completo e que também dão prêmios a cada conquista completada.


   O Achievement (Em português significa conquista) é um modo de manter o jogador motivado além do fim de jogo, isso cria um interesse maior do gamer e o incentiva a "dissecar" por completo o jogo. Alguns jogos por exemplo possuem conquistas de "100%", entre outras palavras, você consegue completar essa conquista se fizer TUDO que o jogo propõe. Os jogos não possuem o mesmo tipo de conquista, isso irá variar de acordo com o estilo de jogo e como os desenvolvedores abordam o cenário e as fases.

   A dificuldade de se obter uma conquista é variável, podendo ser coisas bem simples como "Clique em tal do lugar de tal fase de tal capítulo" ou mesmo "Derrote o BOSS do capítulo 3 com uma flechada na nádega direita enquanto ele olha para o horizonte". Os meus exemplos não foram os melhores, mas quem garante que um dia alguém não irá fazer uma conquista assim não é mesmo? rs. Essas conquistas agregam muito ao jogo e muitas vezes se tornam o nêmesis de alguns jogadores.

  Ao meu ver as piores conquistas são as que envolvem o "multiplayer", pois fazem você ficar totalmente dependente de outras pessoas para consegui-las. Um jogo que me decepcionou muito em questão de conquistas foi o Tomb Raider, pois diversas conquistas eram referentes a parte multiplayer e quando fui procurar sala para jogar não achei ninguém que jogasse, deixando as minhas conquistas inacabadas. O jogo é fantástico, com uma excelente parte gráfica e jogabilidade muito bem elaborada, mas quando adicionaram as conquistas multiplayer não levaram em conta que as salas poderiam ficar vazias e atrapalhar a experiência dos gamers. Não foi apenas o Tomb Raider, mas também o Ryse: Son of Rome que acabou com as minhas expectativas de completar 100% das conquistas e o motivo foi o mesmo.

   Existem alguns sites como o Achievement Hunter e o True Achievement que são especializados na caça de conquistas e que tem um sistema de pontuação para cada conquista que você consiga. O mais interessante é que o site True achievement está desenvolvendo um site de conquistas voltado para o Steam. Para os jogadores que utilizam o Steam e quiserem participar, é só clicar AQUI (Está em BETA no momento dessa postagem). Compensa dar uma olhada nos dois sites, pois são bastante completos nessa questão de conquistas.

img source: PXB
   
   Ser um achievement hunter é divertido (lembrando que eu não sou um Achievement Hunter Pro) e garante muito mais experiência de jogo, principalmente naqueles jogos tão esperados e naqueles jogos que muitas vezes não levamos fé que vai ser interessante. É uma experiência de certa forma única para todo gamer, principalmente quando completamos o nosso primeiro jogo 100%. Você que leu até aqui, você já completou algum jogo 100%? Qual foi ele? 

Por enquanto é só pessoal, fiquem bem e até o nosso próximo Respawn!

Nenhum comentário:

Postar um comentário